
Lendo um dos livros da autora Joyce Meyer, algo me veio muito forte ao coração no final de uma história que ela descreve no livro. A história pode ser conhecida de alguns, mas vou copiá-la aqui para poder falar mais à frente.
"Um casal foi a um antiquário certa vez e encontrou uma bela xícara de chá na prateleira. Eles pegaram a xícara na prateleira e vendo-a mais de perto, disseram “nossa, que xícara maravilhosa”! Subitamente, a xícara começou a dizer: “Não fui sempre assim.Houve um tempo que eu era apenas um frio, áspero e descolorido punhado de barro. Um dia, meu mestre pegou-me e disse: “Farei alguma coisa com isso.” Então, ele começou a me amassar, a me enrolar e a mudar minha forma.
Eu disse : “O que está fazendo?Isso dói. Não sei se quero parecer com isso! Pare! Mas ele disse: “Não ainda.”
Assim, ele me colocou numa roda e começou a me girar, a girar, girar até eu gritar: “Pare com isso! Estou ficando tonta! “Não ainda” – ele disse.
Então ele me moldou na forma de uma xícara e colocou-me em um forno quente. Gritei: “Tire-me daqui! Está quente aqui, estou sufocando.” Mas ele apenas me olhou através da pequena janela de vidro e sorriu dizendo: “Não ainda.”
Quando ele me tirou dali, pensei que seu trabalho tinha terminado, mas então ele começou a me pintar. Eu não podia acreditar no que ele fez em seguida. Ele me colocou no forno de novo, e eu disse: “Você tem que acreditar em mim, não posso aguentar mais isso! Por favor, me tira daqui! Mas ele disse: “Não ainda.”
Finalmente, ele me tirou do forno e me colocou numa prateleira, onde pensei que ele me havia se esquecido de mim. Então, um dia, ele me tirou da prateleira e me levou diante de um espelho. Eu não podia acreditar no que estava vendo. Eu tinha sido completamente transformada nessa linda xícara de chá que todos desejam comprar!"
Essa história da transformação da xícara, me puxou para o tema do post. Como está sua caminhada com Deus?
A xícara sofreu diversas transformações durante a vida dela. Ela sentiu muita dor e solidão ao ser lapidada pelo seu mestre. Nós não estamos diferentes da história da xícara... Após a conversão, sentimos diversas dores e a luta entre o espírito e alma fica mais intensa. A sua alma não sabe o que é melhor para você, quando está dando tudo certo, você fica feliz e logo sua alma fica feliz, quando está dando tudo errado, vc corre o risco de entrar em depressão, fica triste, sem vontade de fazer as coisas, sem vontade até de ir para a igreja assistir ao culto.
Já o nosso espírito está ligado com Deus e é onde devemos estar o tempo todo. Não é uma tarefa simples. Sentir dor e continuar confiando que Deus tem o melhor para nós durante esse período não é fácil. O que pode nos diferenciar do comportamento da xícara? O simples fato de confiarmos no Deus, nosso pai e darmos passos de fé.
Está doendo, SIM! Não sabemos se conseguimos ser aquilo que querem que sejamos, SIM! Existe pensamentos de "acho que não vai dar mais", SIM! Esses são pensamentos da nossa alma que é movida pelos nossos sentimentos, que são enganadores na maioria das vezes. É onde o inimigo pode chegar, se infiltrar,te fazer ter sentimentos ruins e tentar te afastar de Deus.
Em eclesiastes 9:10 diz "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Se Deus te colocou num objetivo, é porque ele confia em você para fazê-lo. Só que talvez, antes de você chegar no objetivo que ele tem, você precise ser lapidado. Deus coloca pessoas no seu caminho que vão te ajudar a chegar no lugar que ele destinou para você chegar. Essas pessoas te estipulam metas que podem não ser fáceis de se cumprir, que você vai sentir dificuldade ao realizá-las, mas ao passar por elas, você passa por mais uma etapa para chegar no objetivo de Deus para sua vida.
A xícara reclamou durante muitos processos que ela passou para chegar a um resultado final satisfatório para ela, seu mestre e para os olhos de outros. Falando em fases, vocês se lembraram de videogame não? Lembrando aqueles joguinhos da infância...a cada fase que passamos as dificuldades aumentam não é? Mas no decorrer delas, você vai adquirindo novas vidas, vai descobrindo macetes, vai descobrindo atalhos...você pode até não passar de fase, mas quando você volta para fazê-la, você já sabe que por ali não deve passar, que talvez seja melhor por ali...
O engraçado das fases do videogame, é que além delas ficarem cada vez mais difícies ao longo da sua caminhada ao objetivo, no final, você precisa enfrentar um "poderoso chefão" para zerar o videogame.É a hora quando seu coração começa a bater mais forte, quando você pensa "ihhh é agora" e um misto de medo com adrenalina se manifestam em você. (Vamos lá, quem nunca sentiu isso que jogue a primeira pedra!) O "poderoso chefão" na nossa vida, seria algo que temos muita dificuldade de lidar, algo que escondemos no nosso passado, algo que nos machuca demais, algo que não conseguimos nem ouvir falar sobre que já dá aquele arrepio, talvez algum lugar onde você sofreu e não quer voltar... Para a nossa xícara, o "poderoso chefão" seria representado pelo forno, que era um lugar que ela passou, sofreu e que não quer mais voltar e não aguenta nem pensar a respeito de voltar para lá.
Se você tiver que voltar à algum lugar, alguma situação, se você tiver que colocar algum medo para fora, não deixe de colocá-lo, de passar por cima dele. Lembre-se, "Não temas, pois estou com você." Ele está conosco, o mestre estava ali do lado de fora do forno, cuidando para que aquela xícara não passasse do ponto. Deus tem TODO o cuidado sobre nossas vidas. "Mais uma vez, não temas."
A nossa vida na terra é como a história da xícara e do videogame. Deus quer que passemos por todas as fases necessárias para virarmos uma bela xícara e/ou passar por todas as fases para zerar o videogame que é o objetivo final.
Vivam tudo que puderem aqui, se tornem pessoas melhores a cada dia. Para quando encontrarmos com Deus,possamos dizer que fizemos tudo que estava ao nosso alcance, que demos o MELHOR de nós para a sua causa aqui na terra.
Eu quero viver aqui na terra dando o melhor de mim para cada fase que eu passe, por mais que isso possa doer. Quando encontrar com Deus, quero ouvir "Minha filha, você passou com excelência e de forma EXTRAORDINÁRIA todas as suas fases. Bem vinda à vida eterna."
Se permitam a transformação, se permitam ser lapidados, escutem seus líderes, seus pais, escute o espírito santo de Deus. Obedecer durante a fase é descobrir atalhos.
Esteja com as pessoas certas e você estará cada vez mais próximo do objetivo de Deus na sua vida.
God Bless!